twitter
rss

QUEM FOI CHICO MENDES?
Você já ouviu falar de Chico Mendes? A sua história está
intimamente ligada à floresta amazônica. Você vai fazer uma
pesquisa na internet sobre a vida desse homem que foi tão importante na luta pela preservação dessa floresta e pelos direitos dos povos que vivem nela.



Francisco Alves Mendes Filho,
conhecido como Chico Mendes.
Xapuri, Acre, 1988.

  1. Como você vai fazer:
  • Por meio da internet, abra um site de pesquisa (ou busca) e digite a expressão "Fundação Joaquim Nabuco". Uma página com o resultado de sua pesquisa se abrirá (semelhante à página abaixo). Clique em "Fundação Joaquim Nabuco"













  • Na página da Fundação, procure nas "caixas de entrada" o item "Pesquisa Escolar", como indicado abaixo.











Páginas acessadas em 13 de maio de 2010.
  • Na página "Pesquisa Escolar" haverá uma seção "Pesquisa por palavra-chave". Digite "Chico Mendes".
  • Clique em "Chico Mendes".
  • Leia o texto sobre a história de Chico Mendes e responda no caderno às questões abaixo:
a) Quando e onde nasceu Chico Mendes? Ele já trabalhava quando criança? O que ele fazia?

b) Quem enviava empregados às florestas para derrubar as árvores? Que armas esses empregados carregavam?

c) O que foi empates?

d) Explique com suas palavras por que Chico Mendes era chamado de o homem da floresta.

e) O que aconteceu com Chico Mendes no dia 22 de dezembro de 1988?

Chico Mendes



Atividade realizada com as turmas do 5º Ano A, B e C do 1º Turno com a professora Olga, no dia 13/05/2010.



Como Jogar?

Veja a letra da vez e descubra qual da imagens abaixo começa com a mesma letra. Quando você adivinhar, clique nela e arrate até o quadrado em branco.
Por exemplo: quando a letra em jogo for a letra 'A', a imagem correspondente é a do 'avião'. Clique na imagem do avião e arraste-a até o quadrado em branco. Se o amiguinho Kid comemorar, é sinal de que você acertou!

O que é?


Introdução ao alfabeto por meio de um jogo divertido ilustrado e sonorizado.

Características

- Ativa a memorização
- Inicia a familiarização com o alfabeto
- Identificação das letras e palavras
- Percepção visual auditiva
- Desenvolve o raciocínio
- Ativa a coordenação motora


Link do jogo:
http://www.superkid.com.br/jogos/10_alfport.php

Para jogar Online você precisa do plug-in Shockwave. Clique aqui para ter o seu de graça! Após a instalação do plug-in Shockwave, basta voltar para a página de jogos, escolher o jogo que você quiser e clicar na palavra "Jogar"


Atividade realizada no Laboratório de Informática com as turmas do 1º e 2º Ano, professoras Rosimeri,Aládia,Sônia e Andréia no dia 11/05/2010.

Sequência Lógica


Link do jogo: http://www.superkid.com.br/jogos/04_seq_geo.php

Como Jogar?

Para jogar é muito fácil! Preste muita atenção na seqüência das 4 imagens acima. Sua missão é completar os quadrados em branco seguindo a mesma seqüência. Basta escolher a imagem correspondente no retângulo laranja e arrastar até o próximo quadrado em branco disponível. Boa Sorte!

O que é?

A atividade de ordenar imagens é muito utilizada na Educação Infantil.

Características


- Estimula a percepção e o raciocínio lógico
- Organização de informações
- Ativa a memorização e atenção
- Associação de imagens
- Ativa a coordenação motora


Formas Geométricas - Jogo do Carro


Link do jogo:
http://www.superkid.com.br/jogos/jogos/01_geo_carro.html

Como Jogar?


Basta arrastar as formas geométricas do lado esquerdo para a posição correspondente do lado direito! Se você colocar a peça no lugar certo, o Kid lhe dará os parabéns. Se você errar, a figura geométrica volta para o lado esquerdo e você terá uma nova chance de acertar.

O que é?

Para desenvolver a associação e identificação das cores e formas!

Características

- Ativa a memória visual
- Identificação de formas e cores
- Desenvolve noções de espaço
- Desenvolve o raciocínio
- Ativa a coordenação motora

Para jogar Online você precisa do plug-in Shockwave. Clique aqui para ter o seu de graça! Após a instalação do plug-in Shockwave, basta voltar para a página de jogos, escolher o jogo que você quiser e clicar na palavra "Jogar"


Atividade realizada no Laboratório de Informática com a turma do 1º e 2º Ano, com as professoras Sônia,Rosimeri,Aládia e Andréia no dia 07/04/2010.




Atividade realizada no Laboratório de Informática com a turma do 1º Ano A, com a professora Sônia, no dia 07/04/2010.





Atividade realizada na Sala de vídeo com as turmas do 6º,7º e 9º com o professor Leonardo, no dia 18/03/2010.



Dengue, Aedes aegypti ciclo biológico.





Atividade realizada com a turma da 1º e 3ª fase do Ensino de Jovens e Adultos, com as professoras Rosa e Sandra, no dia 04/03/2010.

E também com as turmas de 1º,2º e 3º Ano, com as professoras Sônia,Andréia,Solange,Anna,Rosimeri e Aládia do 1ºTurno.